Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1163
metadata.dc.title.evento: Reuniaõ anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 37
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1985
Palavras-chave: Triga-Brazil reactor;modifications;specifications
Resumo: O Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR) foi criado, em 1952, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde foi implantado um reator de pesquisa da marca TRIGA, o IPR-R1. Aos 6 de novembro de 1960 este reator atingiu, pela primeira vez, as condições de criticalidade. Atualmente, o IPR-R1 é parte integrante do Centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. No período de vinte e cinco anos foi operado com segurança durante 20.000 horas. Ao longo dos anos, diversas melhorias foram incorporadas ao projeto inicial. A potência nominal foi aumentada de 30 para 100kW e, atualmente, encontra-se em andamento um projeto para um novo aumento de potência, para 250kW, epla adição de novos elementos combustíveis e novo sistema de remoção do calor gerado no núcleo. Um tanque de alumínio foi introduzido visando reforçar a integridade de contenção do poço. Sistemas pneumáticos foram desenvolvidos para colocação de amostras em pontos de irradiação, com características de exposição, coleta e tratamento de dados controlados automaticamente. Com relação aos usos do IPR-R1, cerca de 400.000 amostras foram irradiadas. Foram realizadas pesquisas nas áreas de física de reatores, física nuclear e química nuclear. Diversos tipos de radionuclídeos foram produzidos para aplicação na indústria, medicina, biologia e ecologia. Determinações analíticas de elementos químicos foram possibilitadas pelo emprego de técnicas de ativação neutrônica. Além disso, foram realizados treinamentos de técnicos e cientistas na área nuclear.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Trabalho apresentado em evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.