Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/561
Título: Estudo de orientação de partículas em aglomerados gerados por modelos bidimensionais
Título do periódico: Cerâmica São Paulo
Autor(es): Vasconcelos, Vanderley de
Pinto, Lúcio Carlos Martins
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1997
Palavras-chave: Microstructure;ceramography;simulation
Resumo: Na formação de aglomerados, partículas pequenas tendem a se agregar, reduzindo a energia livre total do sistema. Mesmo quando as partículas primárias têm forma esférica e tamanhos uniformes, dependendo do tipo do processamento e das forças envolvidas, os aglomerados podem apresentar orientações preferenciais de partículas. Este trabalho utiliza técnica de processamento digital de imagens para a obtenção das distribuições de orientação de partículas em aglomerados bidimensionais simulados. As simulações foram realizadas em um ambiente de computação gráfica com recursos de modelagem de sólidos. A escolha de modelos bidimensionais para representar casos tridimensionais é um artifício muito empregado para reduzir os altos tempos de processamento computacional envolvidos no estudo de processos complexos. Apesar de simples, em príncipio, muitas conclusões importante podem ser extraídas dos modelos bidimensionais e muitos de seus resultados aplicados diretamente aos casos reais.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Artigo de periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art-02_Vanderley_Vasconcelos.pdf325.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.