Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1303
Title: Determinação de parâmetros para a modelagem do transporte de solo em bacia fluvial de pequeno porte utilizando técnicas nucleares (7Be)
Authors: Esquivel Lopez, Alexander Dario
Affiliation: Universidad Tecnológica de Panamá
Issue Date: 2017
Keywords: Soils;Tracer techniques;Environment;Wet deposition;Gamma spectrometry
Abstract: O propósito da pesquisa consistiu no levantamento dos parâmetros para a modelagem do transporte de solo na bacia do córrego Mato Frio utilizando o desempenho do traçador radioativo natural Berílio-7. O projeto propõe desenvolver e introduzir metodologias de traçadores utilizando técnicas nucleares de impacto ambiental nulo no campo da hidrologia, com potencial de contribuir para fortalecer a gestão ambiental de uma microbacia. O modelo do 7Be para estimar a redistribuição de solo tem o potencial de possibilitar o cálculo tanto das taxas de erosão como de deposição. O estudo busca fazer comparações entre as taxas de redistribuição de solo nas parcelas de trabalho e no local de referência selecionado. Foram coletadas aproximadamente 100 amostras de solo (10 a 50 mm de profundidade) e 15 amostras de água de chuva para estabelecer a concentração do radionuclídeo 7Be por meio do análise de espectrometria gama nas mesmas. Sua precipitação úmida, assim estimada, é usada para a avaliação dos processos de erosão e de deposição que ocorrem durante eventos de chuva extremos em curtos períodos de tempo, mas para poder usar o 7Be como traçador é necessário conhecer seu perfil de distribuição vertical de penetração, seu inventario total no Local de Referência (Aref - Bq.m-2) e sua profundidade mássica de relaxação (h0 - kg.m-2). Os resultados obtidos mostraram que o conteúdo total (inventario) mensal de 7Be no solo do Local de Referência tem relação com os padrões assimétricos das precipitações, e que o dito conteúdo mensal apresenta valores mais baixos na época seca. Havendo medido a concentração do 7Be nas chuvas, bem como a quantidade diária da precipitação foi possível obter o valor teórico esperado no solo e compará-lo com os dados das amostras de solo analisadas. A modelação do transporte de solo, mostrou que a parcela de trabalho estudada tem uma perda de solo representativa para um mês de chuva, o que torna essa área vulnerável a sofrer processos erosivos críticos no caso de perder sua cobertura vegetal.
Access: L
Appears in Collections:Tese



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.